Trump pergunta quem é o maior inimigo, o chair do Fed ou o presidente chinês

Publicado em 23/08/2019 12:20

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu furiosamente nesta sexta-feira depois que o chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, falou sobre a guerra comercial com a China e os riscos econômicos para os EUA, perguntando se o líder do banco central é um "inimigo" maior do que o presidente chinês, Xi Jinping.

"Como de costume, o Fed não fez NADA! É incrível que eles possam 'falar' sem saber ou perguntar o que estou fazendo, o que será anunciado em breve", disse Trump em uma publicação no Twitter. "Nós temos um dólar muito forte e um Fed muito fraco. Eu vou trabalhar 'brilhantemente' com os dois, e os EUA vão ficar ótimos."

"Minha única pergunta é quem é nosso maior inimigo, Jay Powell ou o presidente Xi?"

Trump indicou que está planejando tomar uma ação que afetará o dólar e o Fed, mas não ficou claro o que seria. O presidente disse em uma publicação posterior no Twitter que responderá às tarifas da China mais tarde nesta sexta-feira.

A China disse nesta sexta-feira que vai impor tarifas retaliatórias contra cerca de 75 bilhões de dólares em produtos dos EUA, colocando um adicional de até 10% sobre as taxas já em vigor na disputa entre as duas maiores economias do mundo. [nL2N25J0GN]

(Por Doina Chiacu e Makini Brice)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping