Índices europeus fecham em queda em sessão volátil; libra pressiona bolsa de Londres

Publicado em 22/08/2019 14:44

Por Agamoni Ghosh

(Reuters) - As ações europeias fecharam em queda nesta quinta-feira, com leituras mistas acerca do crescimento empresarial nas principais economias e a incerteza sobre as perspectivas para os juros nos Estados Unidos deixando os investidores nervosos, enquanto um salto na libra prejudicou as ações de Londres.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,48%, a 1.472 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,4%, a 374 pontos.

Os dados mais recentes mostraram que o crescimento empresarial na zona do euro está se recuperando marginalmente em agosto, mas a atividade das fábricas encolheu tanto no Japão quanto nos Estados Unidos, levantando questões sobre a saúde da economia global.

Somando-se ao clima menos otimista, o banco central da Alemanha disse que não vê necessidade de estímulo fiscal neste momento, apesar de esperar que a economia encolha novamente neste trimestre.

Comentários do presidente do Federal Reserve da Filadélfia, Patrick Harker, deprimiram ainda mais o sentimento. Harker disse nesta quinta-feira que não vê necessidade de estímulo adicional.

No entanto, os mercados aguardam mais clareza sobre a posição do Fed com o discurso do chairman Jerome Powell, que deve falar às 11h (de Brasília) na sexta-feira e oferecer mais pistas sobre as perspectivas para corte de juros.

O índice de referência da Bolsa de Londres --com forte peso de companhias exportadoras-- ficou para trás em relação a seus pares, conforme a libra saltou após a chanceler alemã, Angela Merkel, dizer que uma solução para a questão da fronteira do Reino Unido com a Irlanda pode ser encontrada antes do prazo de 31 de outubro para o Reino Unido sair da União Europeia (UE).

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,05%, a 7.128 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,47%, a 11.747 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,87%, a 5.388 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,14%, a 20.816 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,17%, a 8.716 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,08%, a 4.857 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping