Modec conclui emissão de US$ 1,1 bi para financiar plataforma do pré-sal

Publicado em 22/08/2019 14:01

SÃO PAULO (Reuters) - A Modec do Brasil concluiu a emissão de bônus de 1,1 bilhão de dólares para financiar uma de suas embarcações no país, o FPSO Cidade de Mangaratiba, em operação desde 2014 na área de Iracema Sul, no pré-sal de Lula.

"Trata-se da primeira emissão pública para financiamento de um FPSO (da sigla em inglês Floating Production Storage and Offloading), além de ser a primeira para o offshore brasileiro nos últimos cinco anos e a maior oferta do gênero para um projeto de infraestrutura na América Latina desde 2017", destacou a companhia.

A unidade FPSO está afretada para o consórcio BMS-11, formado por Petrobras (65%), Shell (25%) e Petrogal (10%) e é responsável por cerca de 4% de toda a produção diária de hidrocarbonetos do país, segundo a empresa.

De acordo com a subsidiária da japonesa Modec <6269.T>, a emissão diversifica as fontes de financiamento da empresa para projetos offshore no país, especialmente para FPSOs.

A expectativa do mercado é que o Brasil demande de 20 a 30 novas embarcações deste tipo nos próximos cinco anos, o que exigiria investimentos da ordem de dezenas de bilhões de dólares, com o avanço da produção do pré-sal.

A Modec tem outros contratos com a Petrobras, incluindo nas áreas de Libra e Búzios.

A emissão, coordenada pelo Citigroup, que teve também participação dos bancos Mizuho, Morgan Stanley e SMBC, superou em mais de duas vezes o valor planejado, considerando a demanda registrada.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping