FMI adverte contra intervenções cambiais para melhorar balança comercial

Publicado em 21/08/2019 18:38

WASHINGTON (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional alertou nesta quarta-feira contra governos que tentam enfraquecer suas moedas por meio de flexibilização monetária ou de intervenções no mercado, argumentando em post em blog na Internet que isso prejudica o funcionamento do sistema monetário internacional e piora a situação de todos os países.

O texto, que antecede a reunião dos bancos centrais globais esta semana em Jackson Hole, Wyoming, diz que as propostas de políticas que usam a flexibilização monetária e compras diretas de moedas de outros países têm eficiência improvável.

"Não se deve exagerar na visão de que a flexibilização da política monetária pode enfraquecer a moeda de um país o suficiente para trazer uma melhora duradoura em sua balança comercial por meio da troca de gastos. É pouco provável que apenas a política monetária induza as grandes e persistentes desvalorizações necessárias para obter esse resultado" disseram Gita Gopinath, economista-chefe do FMI, e Gustavo Adler e Luis Cubeddu, pesquisadores do FMI.

(Por David Lawder)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping