China reduz taxa de empréstimo com novo referencial

Publicado em 20/08/2019 07:54

Por Winni Zhou e Kevin Yao

XANGAI/PEQUIM (Reuters) - A China reduziu sua nova taxa de empréstimo de referência nesta terça-feira, como esperado, conforme o banco central inicia reformas da taxa de juros para reduzir os custos de empréstimos corporativos no país.

Mas a pequena redução na principal taxa de empréstimo (LPR) reflete a contínua relutância dos bancos chineses em reduzir seus custos de empréstimo e enfrentar margens de lucro menor. Isso tem alimentado expectativas de que o governo precisará cortar os juros novamente em breve de alguma forma para sustentar as empresas.

O Banco do Povo da China designou no sábado a LPR como novo referencial para novos empréstimos bancários a famílias e empresas, substituindo a taxa de um ano do banco central.

A nova LPR de um ano <CNYLPR1Y=CFXS> foi estabelecida em 4,25% nesta terça-feira, de 4,31% anteriormente. Ela está 10 pontos básicos abaixo da taxa de um ano do banco central.

A nova taxa de referência é calculada a partir de contribuições de preços de um grupo maior de bancos do que antes, incluindo alguns pequenos que juntos tendem a ter maiores custos de financiamento e maior exposição à inadimplência.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping