Dólar tem leve queda ante o real com apetite por risco e relação entre EUA e China no radar

Publicado em 19/08/2019 09:11

Por Stefani Inouye

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em queda contra o real nesta segunda-feira, em dia pautado pela tranquilidade no cenário internacional, com expectativas de estímulo das principais economias do mundo impulsionando a demanda por ativos mais arriscados.

Às 10:05, o dólar recuava 0,17%, a 3,9968 reais na venda

Na sexta-feira, o dólar subiu 0,34%, a 4,0037 reais na venda.

Neste pregão, o dólar futuro tinha perdas de cerca de 0,3%.

Para Jefferson Laatus, sócio fundador do Grupo Laatus, a semana se inicia com tranquilidade nos mercados globais, ao passo que expectativas de que os principais bancos centrais mundiais adotarão medidas de estímulo para apoiar a economia traziam maior alívio para agentes do mercado preocupados com o crescimento global.

"Os mercados estão respirando mais aliviados em meio a essas expectativas, as moedas estão sob menos pressão e a tendência é que o dólar mantenha uma certa estabilidade na sessão", disse Laatus.

Contra a moeda japonesa, o dólar tinha alta de 0,24%, a 106,64 ienes, nesta segunda-feira, com investidores desfazendo posições em ativos considerados mais seguros e elevando suas apostas em risco no exterior.

O índice do dólar, que compara a moeda norte-americana contra uma cesta de moedas, mostrava leve alta de 0,05%, a 98,194.

Na cena doméstica, a expectativa do mercado para o crescimento da economia brasileira voltou a subir tanto para este ano quanto para o próximo, de acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.

O levantamento semanal apontou que os economistas passaram a ver crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,83% em 2019 e de 2,20% em 2020, contra respectivamente 0,81% e 2,10% na semana anterior.

O Banco Central realiza nesta sessão leilão de até 11 mil contratos de swap cambial tradicional, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento outubro de 2019.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping