Expectativa de estímulo na Alemanha impulsiona índices europeus de mínima de 6 meses

Publicado em 16/08/2019 14:23

As ações europeias se recuperaram da mínimas de seis meses nesta sexta-feira, encerrando uma semana tumultuada com um clima positivo já que as esperanças de estímulo fiscal da Alemanha melhoraram o sentimento e provocaram um rali no setor bancário, ajudando-o a alcançar o seu melhor dia em quatro meses e meio.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 1,23%, a 1.456 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 1,24%, a 370 pontos, somando-se aos ganhos da manhã quando as expectativas de estímulo da China alimentaram o apetite pelo risco.

O índice, no entanto, ampliou as perdas pela terceira semana consecutiva, com uma queda de 0,5%, já que as preocupações acerca de uma recessão global mantiveram os investidores ansiosos, em grande parte por causa da guerra comercial.

O governo de coalizão da Alemanha estaria preparado para abandonar sua regra de orçamento equilibrado e assumir novas dívidas para conter uma possível recessão, informou a revista Der Spiegel nesta sexta-feira.

"O mercado parece ter alguma confiança de que a Alemanha vai realmente adotar alguns estímulos fiscais enquanto está à beira da recessão", disse Yousef Abbasi, estrategista de mercado global do INTL FCStone Financial.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping