CPI do BNDES ouve ex-presidente do Frigorífico Independência

Publicado em 14/08/2019 09:59

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES ouve hoje Roberto Graziano Russo, ex-presidente do Frigorífico Independência. O debate atende a requerimento do deputado Elias Vaz (PSB-GO).

De acordo com o deputado, entre 2007 e 2008, vislumbrando a crise econômica mundial e acompanhando a aproximação do BNDES com outros produtores de proteína animal, como a JBS, o Independência apresentou proposta ao Banco para fazer parte do capital da Companhia. O pedido foi aprovado em julho de 2008, com aportes estimados em R$ 450 milhões previstos para julho ou agosto do mesmo ano. No entanto, por força de suposta ausência de recursos do banco, esses aportes foram divididos e atrasados, tendo sido feitos apenas entre novembro de 2008 e meados de 2009.

Esses atrasos nos repasses do BNDES foram tidos pelo Frigorífico Independência
como determinantes para a crise da companhia e a sua posterior necessidade de entrar em processo de recuperação judicial. Ao mesmo tempo, outra companhia do setor, a JBS, crescia e consolidava o mercado, ampliando sua internacionalização e adquirindo empresas menores e antigos concorrentes.

O deputado justifica a convocação de Roberto Graziano Russo com esse histórico de relacionamento entre o BNDES e as empresas é a justificativa do deputado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário