CPI do BNDES ouve ex-presidente do Frigorífico Independência

Publicado em 14/08/2019 09:59

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES ouve hoje Roberto Graziano Russo, ex-presidente do Frigorífico Independência. O debate atende a requerimento do deputado Elias Vaz (PSB-GO).

De acordo com o deputado, entre 2007 e 2008, vislumbrando a crise econômica mundial e acompanhando a aproximação do BNDES com outros produtores de proteína animal, como a JBS, o Independência apresentou proposta ao Banco para fazer parte do capital da Companhia. O pedido foi aprovado em julho de 2008, com aportes estimados em R$ 450 milhões previstos para julho ou agosto do mesmo ano. No entanto, por força de suposta ausência de recursos do banco, esses aportes foram divididos e atrasados, tendo sido feitos apenas entre novembro de 2008 e meados de 2009.

Esses atrasos nos repasses do BNDES foram tidos pelo Frigorífico Independência
como determinantes para a crise da companhia e a sua posterior necessidade de entrar em processo de recuperação judicial. Ao mesmo tempo, outra companhia do setor, a JBS, crescia e consolidava o mercado, ampliando sua internacionalização e adquirindo empresas menores e antigos concorrentes.

O deputado justifica a convocação de Roberto Graziano Russo com esse histórico de relacionamento entre o BNDES e as empresas é a justificativa do deputado.

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping