Vice-premiê da China conversou com autoridades dos EUA, diz Ministério do Comércio

Publicado em 13/08/2019 19:06

PEQUIM (Reuters) - Autoridades chinesas e norte-americanas conversaram por telefone nesta terça-feira, enquanto o lado chinês expressou formalmente descontentamento com tarifas adicionais sobre produtos chineses cuja aplicação está programada para o próximo mês, informou o Ministério do Comércio da China em comunicado.

O comunicado foi divulgado quase ao mesmo tempo que o Escritório do Representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, disse que os Estados Unidos adiarão a imposição de uma tarifa de 10% sobre alguns dos produtos, incluindo laptops e telefones celulares.

A declaração chinesa não mencionou esse adiamento.

O vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, conversou com o Lighthizer e com o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, informou o comunicado. "Ambos os lados concordam em conversar de novo por telefone dentro de duas semanas", afirmou.

O ministro do Comércio da China, Zhong Shan, e o presidente do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), Yi Gang, também participaram da conversa por telefone, disse o comunicado.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou no início deste mês que Washington planejava impor tarifas de 10% sobre 300 bilhões de dólares restantes das importações chinesas, encerrando uma trégua comercial que durou um mês.

(Reportagem de Meg Shen e Se Young Lee)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping