Iuan está no nível correto e fluxo de capital desordenado é improvável, diz autoridade do BC

Publicado em 13/08/2019 09:51

Por Kevin Yao e Ryan Woo

PEQUIM (Reuters) - O iuan está em um nível apropriado no momento e flutuações para ambos os lados não irão provocar necessariamente uma fluxo de capital desordenada, afirmou à Reuters nesta terça-feira uma autoridade do Banco do Povo da China.

O iuan <CNY=CFXS> perdeu 2,4% desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste mês impor mais tarifas sobre produtos chineses a partir de 1 de setembro, embora haja sinais de que a China está tentando conter os declínios.

"O nível atual do iuan está apropriadamente alinhado com os fundamentos da economia da China e com a oferta e demanda de mercado", disse em entrevista à Reuters Zhu Jun, chefe do departamento internacional do banco central.

Zhu disse que a China ficou "chocada" com a ação do Tesouro dos EUA na semana passada de classificar a China de manipulador cambial, horas depois de Pequim deixar o iuan cair além da marca de 7 por dólar, para o menor nível desde a crise global.

Mas Zhu afirmou que a China será capaz de "navegar por todos os cenários" que surgirem da decisão do governo de Trump de chamar o país de manipulador cambial pela primeira vez desde 1994, o que afetou os mercados globais.

A China não deve enfrentar sérias consequências devido a essa classificação dada a aparente falta de suporte à ação dos EUA pelo G7 e pelo Fundo Monetário Internacional, disseram ex-autoridades e atuais dos EUA e do G7.

Zhu afirmou à Reuters que, no curto prazo, choques externos exercerão influência sobre os movimentos do iuan.

"Dito isso, desde que os movimentos do iuan ocorram de maneira ordenada com base na oferta e demanda do mercado, esses movimentos em qualquer direção não significam necessariamente movimento desordenado de fluxo de capital", disse ela.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping