China pede que Estados Unidos não interfiram em Hong Kong

Publicado em 09/08/2019 09:57
Os Estados Unidos e a China trocaram farpas por um controverso projeto de lei sobre extradição.

Os Estados Unidos e a China trocaram farpas hoje (9) por causa de Hong Kong, que está sendo abalada por protestos contra um controverso projeto de lei sobre extradição.

O escritório para assuntos relacionados a Hong Kong do Ministério das Relações Exteriores da China acusou diplomatas norte-americanos de interferirem nos assuntos da cidade.

As alegações foram feitas depois que a imprensa chinesa publicou fotografia de uma autoridade consular dos Estados Unidos em Hong Kong durante um encontro com ativistas locais.

A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano Morgan Ortagus reagiu à acusação chinesa e declarou que a divulgação de informações pessoais de um diplomata dos Estados Unidos é "uma atitude digna de um regime truculento."

Ortagus ressaltou que o ato de se encontrar com diferentes pessoas faz parte do trabalho de diplomatas dos Estados Unidos, o que inclui líderes da oposição.

Ela acusou a China de vazar fotos do diplomata, além dos nomes de seus filhos, dizendo que "esta não é a forma que uma nação responsável deveria agir."

Uma autoridade do Departamento de Estado norte-americano não revelou detalhes sobre o suposto vazamento de informações pessoais, mas disse que a ação é algo que pode colocar diplomatas e suas famílias em perigo.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping