Governo publica decreto que regulamenta relicitação de concessões de transporte

Publicado em 07/08/2019 12:47

SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal publicou nesta quarta-feira no Diário Oficial da União decreto que define regras para relicitação de concessões nos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário, o que permite a operadores rescindirem contratos antecipadamente.

De acordo com o decreto nº 9.957, as concessionárias atuais teriam direito a uma indenização a ser calculada pelas agências reguladoras. A indenização será baseada no valor contábil líquido do investimento já executado, ajustado com base em multas regulatórias, taxas de concessão não pagas, e potenciais ganhos indevidos que podem ter surgido do adiamento do plano original de investimentos.

O plano, conforme observaram analistas do Bradesco BBI, é que essas concessões sejam novamente licitadas e que os novos operadores paguem a indenização às atuais concessionárias.

Para os analistas, CCR e Ecorodovias estão entre as empresas que podem se beneficiar do decreto, uma vez que o mesmo poderia destravar 0,70 real por ação para ambas as companhias, conforme analise preliminar.

"Outras concessões rodoviárias, como Via040 (Invepar) e Rota do Oeste (Odebrecht TransPort), poderiam ser licitadas novamente, criando novas oportunidades para a CCR e a Ecorodovias", acrescentou a equipe liderada por Victor Mizusaki, em relatório enviado a clientes.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping