Ibovespa sobe com alívio em guerra comercial EUA-China

Publicado em 06/08/2019 17:08

Por Peter Frontini e Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa encerrou a sessão desta terça-feira com valorização, recuperando-se parcialmente da queda da véspera, sustentado pela trégua nas tensões entre Estados Unidos e China.

O Ibovespa subiu 2,06%, a 102.163,69 pontos. O volume financeiro da sessão somou 17,8 bilhões de reais.

Para o estrategista Odair Abate, da Panamby Capital, a queda de 2,5% do Ibovespa na véspera abriu espaço para compras, apesar da volatilidade que a disputa comercial entre EUA e China pode trazer ainda para o mercado.

Para ele, a bolsa encontra suporte em expectativas de fluxo externo dada a liquidez global e o cenário de juros baixos e em trajetória de queda; com previsão de melhora da economia.

No exterior, as tensões decorrentes da escalada na guerra comercial entre EUA e China foram ligeiramente aliviadas após Pequim estabilizar sua moeda e o assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow afirmar que Trump gostaria de continuar com as negociações comerciais.

No cenário nacional, o mercado agora aguarda a continuação do trâmite da reforma da Previdência, após o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmar que espera concluir a votação do segundo turno da reforma na Câmara dos Deputados até quarta-feira.

DESTAQUES

- BANCO DO BRASIL ON avançou 1,36%. Três fontes afirmaram à Reuters que o BB está preparando uma oferta de ações que poderá levantar até 7,9 bilhões de reais. As fontes afirmaram ainda que a Caixa Econômica Federal vai vender uma fatia de 2,4% no BB detida pelo fundo FI-FGTS, que vale cerca de 3,1 bilhões de reais considerando a cotação de fechamento de segunda-feira. ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO PN subiram 3,02% e 1,52%, respectivamente.

- MARFRIG ganhou 7,41%. A maior produtora de hambúrguer do mundo anunciou acordo com a norte-americana Archer Daniels Midland para produzir e comercializar produtos de proteína vegetal no Brasil.

- IRB BRASIL subiu 5,86%, após a resseguradora reportar um salto de 35% no lucro do segundo trimestre e elevar a previsão de crescimento dos prêmios emitidos para 2019.

- MAGAZINE LUIZA valorizou-se 6,09%, diante da expectativa positiva com o consumo após medidas de estímulo do governo e queda nos juros. VIA VAREJO avançou 3,28%.

- CIELO subiu 1,8%, após o BB ter negado na segunda-feira tratativas ou discussões para venda de sua fatia na maior empresa de meios de pagamento do país.

- VALE avançou 1,35%, recuperando-se de perdas fortes na véspera.

- PETROBRAS PN ganhou 1,29%, com o petróleo em alta.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping