Indicador antecedente de emprego no Brasil avança em julho e aponta recuperação gradual, diz FGV

Publicado em 06/08/2019 08:44

SÃO PAULO (Reuters) - O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) registrou avanço em julho, indicando uma recuperação gradual do mercado de trabalho, de acordo com os dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta terça-feira.

O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, avançou 0,4 ponto em julho, chegando a 87,0 pontos. Essa foi a segunda alta consecutiva do índice, algo que não acontecia desde o início de 2018.

"A alta de 1,2 ponto no bimestre, contudo, é ainda tímida diante das perdas de 15,3 pontos de janeiro a maio. O cenário de recuperação do mercado de trabalho deve persistir em ritmo gradual nos próximos meses", disse em nota o economista da FGV Rodolpho Tobler.

Já o Indicador Coincidente de Emprego (ICD), que capta a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, caiu 2,0 pontos em julho, para 92,6 pontos. O comportamento do ICD é semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto menor o número, melhor o resultado.

"A melhora do ICD mostra que os consumidores têm enxergado o mercado de trabalho de forma um pouco mais favorável que nos últimos meses. Ainda é preciso cautela, mas é boa notícia que o indicador volte a sinalizar uma tendência negativa para o desemprego", completou Tobler.

(Por Stéfani Inouye)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping