S&P 500 e Nasdaq encerram pior semana desde dezembro com preocupações comerciais

Publicado em 02/08/2019 20:32

NOVA YORK (Reuters) - Os mercados de ações de Wall Street estenderam as quedas nesta sexta-feira, em meio a novos temores comerciais, e os índices S&P 500 e Nasdaq tiveram a pior semana desde dezembro, com investidores assustados com a perspectiva de uma iminente recessão.

Os índices Dow Jones e S&P 500 caíram aos menores patamares desde o fim de junho, com o S&P 500 e o Nasdaq sofrendo a quinta baixa diária consecutiva.

Os rendimentos dos Treasuries de 10 anos amargaram a maior queda semanal em mais de sete anos.

A onda de vendas encerrou uma semana tumultuada, na qual o Federal Reserve reduziu os juros pela primeira vez desde 2008 e temores de guerra comercial voltaram à tona após um tuíte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciando planos para impor tarifas adicionais sobre 300 bilhões de dólares em importações chinesas a partir de 1º de setembro.

"A ironia é que essas políticas comerciais estão criando um ambiente para o Fed ficar confortável com novos cortes nos juros", disse Matthew Keator, sócio-gestor do Keator Group. "Mas Trump está falando no Twitter sobre políticas comerciais agressivas, e o mercado está caindo por causa disso."

Entre os dados macro, a criação de vagas de emprego nos EUA fora do setor agrícola chegou a 164 mil no mês passado. No total, foram criados 41 mil empregos a menos em maio e junho do que o anteriormente reportado. Os ganhos de empregos em julho ficaram em linha com as expectativas dos economistas. [nL2N24Y0FJ]

O índice Dow Jones <.DJI> caiu 0,37%, a 26.485 pontos, enquanto o S&P 500 <.SPX> perdeu 0,728274%, a 2.932 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq <.IXIC> recuou 1,32%, a 8.004 pontos.

Dos 11 principais setores do S&P 500, oito fecharam no vermelho.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping