Atividade industrial da China volta a encolher em julho mas pressão diminui, mostra PMI do Caixin

Publicado em 01/08/2019 08:20

PEQUIM (Reuters) - A pressão sobre as indústrias da China diminuiu um pouco em julho graças a medidas de estímulo do governo, mas a atividade manufatureira em geral permaneceu em contração com a guerra comercial com os Estados Unidos afetando as encomendas, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

As leituras ficaram em linha com a medida oficial que mostrou que a atividade industrial encolheu no mês passado a um ritmo mais lento do que o esperado.[nL2N24W08K]

O PMI de indústria do Caixin/Markit subiu a 49,9 em julho de 49,4 em junho, e pouco abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

O resultado ficou ligeiramente acima da expectativa de economistas de 49,6 em pesquisa da Reuters.

"A economia industrial da China mostrou sinais de recuperação em julho. Políticas como reduções de impostos e taxas adotadas para sustentar a economia tiveram efeito", disse Zhengsheng Zhong, diretor do CEBM Group, em nota.

A moderada melhora apresentada na pesquisa deveu-se em parte à recuperação da demanda doméstica, com a produção crescendo ligeiramente em julho após queda no mês anterior.

As novas encomendas também voltaram para território de expansão a 50,2, mas permaneceram muito mais fracas em relação à média histórica. As novas encomendas de exportação encolheram de novo em julho devido à deterioração da demanda global.

(Reportagem de Lusha Zhang, Roxanne Liu e Ryan Woo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping