BC da China mantém política monetária após Fed cortar juros

Publicado em 01/08/2019 08:16

XANGAI (Reuters) - O banco central da China manteve sua política monetária nesta quinta-feira, optando por não acompanhar o corte de juros do Federal Reserve uma vez que as autoridades aguardam para ver se medidas de suporte começam a estabilizar a economia.

Mas observadores do mercado dizem que suporte ainda é necessário, e esperam formas mais modestas de afrouxamento monetário pelo Banco do Povo da China nos próximos meses se a pressão sobre a economia persistir.

O Fed cortou a taxa básica de juros na quarta-feira, mas o chairman do banco central norte-americano afirmou que o movimento pode não ser o início de uma campanha prolongada para proteger a economia contra riscos que incluem uma fraqueza da economia global.[nL2N24W19L]

Embora o banco central da China não siga sempre as ações do Fed, alguns analistas acreditavam que um corte pelo banco central chinês, provavelmente em uma de suas taxas de curto prazo, era uma possibilidade.

Entretanto, nenhuma medida surgiu nesta quinta-feira. O Banco do Povo da China absteve-se de operações diárias no mercado aberto no início da sessão, dizendo que a liquidez do sistema estavam "razoavelmente ampla".

O banco central chinês já tem orientado os custos de empréstimos para baixo calmamente ao longo do último ano, principalmente através de injeções de liquidez.

(Reportagem de Winni Zhou e Andrew Galbraith)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping