Trump alerta para que China não espere eleição de 2020 para fechar acordo comercial

Publicado em 30/07/2019 08:28 e atualizado em 30/07/2019 09:07

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou a China nesta terça-feira, afirmando que o país não deve esperar o fim de seu primeiro mandato para concluir qualquer acordo comercial com os EUA, acrescentando que se ele ganhar a reeleição na disputa presidencial de novembro de 2020 o país asiático não conseguirá acordo ou um terá um pior.

"O problema de eles estarem esperando... é que, se e quando eu vencer, o acordo que eles conseguirem será muito mais duro do que estamos negociando agora... ou não terão nenhum acordo", disse Trump em uma publicação no Twitter, enquanto as mais recentes negociações entre EUA e China começavam em Xangai.

Trump disse que a China parece estar voltando atrás em sua promessa de comprar produtos agrícolas dos EUA, o que para autoridades dos EUA poderia ser um gesto de boa vontade e parte do acordo final entre os dois países.

"A China... deveria começar a comprar nossos produtos agrícolas agora -- e não há sinais de que eles estão fazendo isso. Esse é o problema com a China, eles simplesmente não cumprem (com o prometido)", escreveu Trump em uma série de publicações.

Autoridades norte-americanas e chinesas retomaram as conversas depois que as negociações entraram em colapso em maio, em uma tentativa de encerrar uma guerra comercial que já dura um ano, marcada pela imposição de tarifas de ambos os lados. Os países, no entanto, ainda devem resolver diferenças profundas, o que mantém baixas as expectativas sobre a reunião de dois dias desta semana.

(Por Susan Heavey e Makini Brice)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping