Ibovespa fecha em leve alta à espera de decisões de juros

Publicado em 29/07/2019 17:07

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira, com as ações da Ambev e da Petrobras entre os principais suportes, enquanto o mercado permanece na expectativa de decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos nesta semana, tendo a temporada de resultados de pano de fundo.

O Ibovespa subiu 0,65%, a 103.482,63 pontos. O volume financeiro somou 12,4 bilhões de reais.

"Todo mundo está aguardando a quarta-feira, esperando uma decisão mais forte dos bancos centrais", afirmou o economista Victor Beyruti, da Guide Investimentos.

Tanto no Brasil como nos Estados Unidos, as respectivas autoridades monetárias anunciam decisões de juros no próximo dia 31, com o mercado esperando cortes em ambos os casos e atento aos sinais sobre os próximos passos, em meio a uma economia em desaceleração nos EUA e ainda rastejante no Brasil.

A cena corporativa também tem ocupado as atenções no pregão brasileiro, particularmente a temporada de balanços trimestrais, que nesta sessão reserva os números trimestrais do Itaú Unibanco e da administradora de shopping centers Multiplan, após o fechamento da bolsa.

DESTAQUES

- AMBEV avançou 3,5%, fechando a terceira sessão seguida de forte alta após divulgação do balanço trimestral, acumulando no período valorização de cerca de 14%.

- PETROBRAS PN subiu 0,9%, em sessão de alta dos preços do petróleo no exterior. A Petrobras também assinou contrato de afretamento por dois anos de uma sonda de perfuração da Ocyan, antes chamada Odebrecht Óleo e Gás, disse o presidente da fornecedora à Reuters, no primeiro acordo entre ambas desde a deflagração da operação Lava Jato.

- ITAÚ UNIBANCO PN subiu 0,4% antes do balanço trimestral, que deve mostrar lucro líquido de 6,977 bilhões de reais, segundo média de projeções compiladas pela Refinitiv. BRADESCO PN caiu 0,2%.

- BRMALLS avançou 4,7%, liderando altas de ações de shoppings, após divulgar que está negociando a venda de sua participação integral em sete shopping centers.

- BRASKEM cedeu 2%, tendo de pano de fundo nesta sessão relatório do Morgan Stanley retomando a cobertura da ação com recomendação 'underweight'.

- HYPERA subiu 5,1%, após lucro maior no segundo trimestre, beneficiado pelo pagamento menor de impostos.

- BANCO DO BRASIL avançou 0,9%. O conselho de administração do BB aprovou ações para uma reorganização institucional a serem implementadas neste segundo semestre, incluindo programa de demissão voluntária.

- VALE teve oscilação positiva de 0,06%, mesmo com os futuros do minério de ferro na China avançando levemente nesta segunda-feira.

(Edição Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping