Embrapa lança e-book gratuito no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo

Publicado em 29/07/2019 18:49

A Embrapa está lançando durante o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), que acontece nesta semana em Cuiabá (MT), entre os dias 21 e 26 de julho, a publicação ‘Pesquisas coligadas da IX Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (RCC)’, disponível para download gratuito no formato Epub. O livro reúne os conteúdos complementares dos trabalhos de campo da IX RCC, realizados no Acre em 2010. A primeira parte do conteúdo havia sido publicado no Guia de Campo, em 2013.

“O Acre possui solos com características próprias, diferentes até de outras terras da Amazônia, com alta atividade de argila, por exemplo”, ressalta José Francisco Lumbreras, pesquisador da Embrapa Solos e um dos cinco editores da publicação, fruto do trabalho conjunto de 33 autores de diferentes instituições de pesquisas do País. Lumbreras apresenta o livro durante o lançamento oficial no CBCS, nesta terça-feira (23/7), a partir das 17 horas.  

A IX RCC contou com a presença de 71 participantes de 36 instituições das cinco regiões do Brasil, com a organização da Embrapa Acre e da Secretaria do Meio Ambiente do estado. Os estudos tiveram o objetivo de alavancar o conhecimento técnico-científico sobre os solos sedimentares da Bacia do Acre, que sofreram mudanças em sua formação pelo surgimento da Cordilheira dos Andes. O conhecimento levantado em campo e interpretado pelas equipes envolvidas foi incorporado na última edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, atualizado em 2018.

Solos arenosos

A Embrapa Solos também acaba de publicar o Epub ‘Anais do III Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos – Intensificação  agropecuária sustentável em solos arenosos’, disponível para download gratuito e que reúne os trabalhos apresentados durante o evento realizado em maio, em Campo Grande (MS). O conteúdo vem ao encontro da temática central do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo deste ano, que é a “Intensificação sustentável em sistemas de produção”. O evento está promovendo uma ampla discussão sobre o papel das práticas de manejo do solo com o objetivo de assegurar a sustentabilidade da produção agrícola, principalmente em solos arenosos e de baixa fertilidade, que compõem a maior parte das áreas em produção no Centro-Oeste e novas fronteiras agrícolas como a do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e a do SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia).

De um tempo para cá, os solos arenosos, antes considerados solos marginais na agricultura, vêm sendo cultivados em diferentes regiões do País, principalmente em partes do Paraná, Centro-Oeste e Nordeste. “A pesquisa desenvolveu tecnologias que viabilizam o cultivo dessa terra, que é de alto risco, por causa da sua baixa retenção de água e de nutrientes. Entre essas tecnologias destaco a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o cultivo de gramíneas em sucessão com o cultivo de grãos. Isso tem viabilizado muitas áreas no País”, diz o pesquisador da Embrapa Solos Wenceslau Teixeira, um dos editores dos Anais do III Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos, ao lado do também pesquisador Guilherme Donagemma.

“Essas tecnologias [para intensificação sustentável em sistemas de produção] não repercutem só no Brasil, muitos países da África e Ásia têm problemas com solos arenosos. Então, se conseguirmos avançar no manejo dos solos arenosos, teremos um impacto mundial”, completa Wenceslau.

Fonte: Embrapa Solos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping