Crescimento dos EUA fica abaixo da meta de 3% de Trump em 2018

Publicado em 26/07/2019 12:18

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - O crescimento econômico dos Estados Unidos em 2018 não atingiu a meta de 3% do governo do presidente Donald Trump em nenhuma medida, o que pode renovar as críticas ao pacote de corte de 1,5 trilhão de dólares em impostos da Casa Branca.

O Departamento de Comércio informou nesta sexta-feira que o Produto Interno Bruto dos EUA cresceu a uma taxa de 2,9% no ano passado, confirmando uma estimativa publicada em março. As revisões anuais do departamento para os dados do PIB também mostraram que a economia cresceu 2,5% nos 12 meses até o quarto trimestre de 2018, abaixo dos 3% reportados anteriormente.

O presidente Donald Trump destacou o ritmo de crescimento ano a ano como prova de que os cortes de impostos e gastos do governo, que ajudaram a aumentar o déficit do governo federal, colocaram a economia em uma trajetória de forte crescimento sustentável.

A Casa Branca e os republicanos argumentaram que os cortes de impostos, que incluíam reduzir a alíquota de impostos corporativos de 35% para 21%, se pagariam por meio de um forte crescimento econômico. Os democratas atacaram os cortes de impostos como sendo benéficos a norte-americanos ricos às custas da classe média.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping