IEA diz estar pronta para agir se preciso para manter suprimento no mercado de petróleo

Publicado em 22/07/2019 12:55

PARIS (Reuters) - A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) disse nesta segunda-feira que tem monitorado de perto os acontecimentos no Estreito de Hormuz, e está pronta a agir se necessário para manter o suprimento do mercado global de petróleo.

A agência, com sede em Paris, afirmou que o direito de livre circulação de petróleo pelo estreito é crítico para a economia global e deve ser mantido.

Os preços do petróleo operam em alta nesta segunda-feira devido a preocupações de que a apreensão pelo Irã de um navio tanque britânico no estreito na semana passada possa levar a problemas de oferta na região do Golfo, rica em petróleo.

"Os consumidores podem estar seguros de que o mercado de petróleo está bem abastecido, com a produção de petróleo superando a demanda no primeiro semestre de 2019, o que tem elevado os estoques mundiais em 900 mil barris por dia", disse a IEA em um comunicado.

O Estreito de Hormuz é uma via marítima vital para o comércio mundial de petróleo. Cerca de 20 milhões de barris de petróleo transitam por dia por ele, ou cerca de 20% da oferta global, disse a IEA.

(Por Bate Felix)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping