Ibovespa avança refletindo expectativa de corte de juros em Wall Street

Publicado em 18/07/2019 18:02

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou em alta nesta quinta-feira, refletindo maiores expectativas para corte de juros pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, o que semeou otimismo nas bolsas de valores pelo mundo.

O Ibovespa <.BVSP> subiu 0,83%, a 104.716,59 pontos. O volume financeiro da sessão somou 14,5 bilhões de reais.

O presidente do Fed de Nova York, John Williams, disse nesta quinta-feira que autoridades precisam dar mais estímulos logo para lidar com a inflação baixa demais e não podem esperar um desastre econômico, o que provavelmente será entendido como forte argumento a favor de uma rápida ação do Fed para cortar juros neste mês.

No Brasil, o governo federal deve divulgar detalhes sobre a liberação de recursos de contas do FGTS na próxima semana e a medida não vai afetar a construção civil, disse o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

A equipe do BTG Pactual destacou que o mercado brasileiro passa por um momento de calmaria em relação à parte política e discussões da reforma da Previdência, com atenções voltadas para ações do governo para a retomada do crescimento no país.

DESTAQUES

- No setor financeiro, ITAÚ UNIBANCO PN subiu 2,66%, BRADESCO PN avançou 2,18% e BANCO DO BRASIL ON ganhou 1,7%.

- SABESP valorizou-se 4,45%, após a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) divulgar documentos para consulta pública para atualização da base de remuneração regulatória da terceira revisão tarifária ordinária da empresa.

- KROTON e ESTÁCIO subiram 5% e 5,45%, respectivamente, novamente no campo positivo, em meio a expectativas relacionadas à liberação de saques do FGTS.

- MAGAZINE LUIZA avançou 1,07% e VIA VAREJO 0,96%, com o mercado também enxergando efeito positivo no consumo da potencial liberação de saques do FGTS, que deve ser anunciada nesta quinta-feira.

-AMBEV ON subiu 1,45%. O Wall Street Journal informou que a controladora AB Inbev está considerando vender seus ativos na Coreia do Sul, Austrália e América Central, no intuito de diminuir sua dívida, após o fracasso do plano de listagem de sua unidade Ásia Pacífico.

- BRMALLS perdeu 0,54%, em sessão de queda no setor de shopping centers, embora essas companhias também sejam citadas por analistas como prováveis beneficiárias de uma liberação de saques do FGTS. IGUATEMI caiu 1,72% e MULTIPLAN cedeu 1,77%.

- MRV avançou 2,85% e CYRELA teve alta de 2,36%, diante da aposta de redução no custo do financiamento imobiliários pela Caixa Econômica Federal, maior concessora de empréstimos para compra da casa própria do país.

- VALE perdeu 0,19%, conforme os futuros do minério de ferro na China recuaram em sessão instável, com participantes do mercado reavaliando perspectivas para a oferta em meio a indicações de uma retomada nos embarques da matéria-prima por Austrália e Brasil.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON caíram 0,61% e 1,09%, em movimento alinhado à queda global dos preços do petróleo. A norte-americana Honeywell , empresa global de software industrial, também afirmou nesta quinta-feira que está cooperando com autoridades nos EUA e no Brasil em investigações relacionadas à estatal brasileira.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping