Ações de construtoras sobem com chance de Caixa reduzir juros imobiliários

Publicado em 18/07/2019 11:21

SÃO PAULO (Reuters) - As ações de construtoras valorizavam-se na bolsa paulista nesta quinta-feira, com Cyrela <CYRE3.SA> e MRV <MRV3.SA> em alta de mais de 1%, diante da aposta de redução no custo dos financiamentos imobiliários pela Caixa Econômica Federal, maior concessora de empréstimos para compra da casa própria do país.

Uma fonte com conhecimento direto do assunto afirmou à Reuters que a expectativa é que haja um anúncio sobre a redução dos juros imobiliários pela Caixa até o fim deste mês, calcada na utilização do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como indexador dos contratos.

A fonte ressalvou, contudo, que o banco trabalha com a possibilidade "mais prudente" de a mudança vir num prazo mais longo, de até 30 dias, já que depende da atuação do Banco Central como regulador, dando aval à adoção do novo índice.

Questionada sobre os novos patamares dos juros, a fonte, que falou em condição de anonimato, pontuou que as contas ainda estão sendo feitas.

A Folha de S.Paulo nesta quinta-feira traz que a Caixa aguarda o aval do BC para anunciar uma redução de até 31,5% dos juros dos financiamentos imobiliários. De acordo com a reportagem, o banco pretende reajustar os contratos para uma faixa entre 5,82% e 6,82%.

Em junho, a Caixa passou a cobrar de 8,5% a 9,75% ao ano nas linhas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Por volta das 11:00, as ações da Cyrela tinha alta de 1,36% e MRV valorizava-se 1,24%, enquanto o Ibovespa <.BVSP> subia 0,3%. Fora do Ibovespa, Even <EVEN3.SA> avançava 2,6%, Tenda <TEND3.SA> ganhava 0,16%, Direcional <DIRR3.SA> mostrava acréscimo de 0,9% e Eztec <EZTC3.SA> subia 1,87%.

(Por Marcela Ayres e Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping