Apesar de China apresentar desaceleração econômica, índices europeus sobem

Publicado em 15/07/2019 14:50

(Reuters) - Os índices acionários europeus encerraram em alta nesta segunda-feira, com as ações alemãs sensíveis ao comércio subindo na esteira de dados chineses surpreendentemente fortes.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,2%, a 1.526 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,23%, a 388 pontos, em um pregão agitado, com setores expostos às notícias comerciais liderando os ganhos, incluindo os fabricantes de automóveis, produtos químicos e recursos básicos.

As ações listadas em Frankfurt operaram brevemente no vermelho no começo do pregão, depois que o Ministério da Economia da Alemanha apontou para uma fraqueza nos setores de manufatura e serviços, sugerindo um segundo trimestre moderado para o país.

O índice DAX encerrou em alta de 0,52%, no entanto, com os investidores contando que o Banco Central Europeu sinalizará mais flexibilização na política monetária em sua reunião na próxima semana, dada a desaceleração do crescimento.

"Os mercados se recuperaram e os investidores perceberam que isso confirma uma crescente convicção de que o BCE está se preparando para oferecer uma política monetária mais flexível", escreveu Stephen Innes, sócio-gerente da Vanguard Markets Pte, em nota.

O movimento do dia foi dado por números da China, que mostraram a produção industrial e as vendas no varejo superando as previsões em junho. Embora o crescimento econômico tenha desacelerado para 6,2% no segundo trimestre, seu ritmo mais fraco em pelo menos 27 anos, o dado ficou em linha com a expectativa dos analistas.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,34%, a 7.531 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,52%, a 12.387 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,10%, a 5.578 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,02%, a 22.178 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,33%, a 9.323 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,74%, a 5.260 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping