EUA estão em "período de silêncio" com a China sobre negociações comerciais, diz Navarro

Publicado em 12/07/2019 11:52

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos estão em "período de silêncio" com a China sobre as negociações comerciais, disse o assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, em entrevista à CNBC nesta sexta-feira, acrescentando que as conversas presenciais começarão em breve com a China.

O representante de Comércio norte-americano, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, viajarão para Pequim "em um futuro muito próximo", disse Navarro. No geral, Lighthizer assumirá a liderança nas negociações, juntamente com o presidente dos EUA, Donald Trump, acrescentou.

"Estamos, na minha opinião, em um período de silêncio... em direção às negociações", disse Navarro à rede de televisão, observando que os negociadores norte-americanos e chineses conversaram recentemente por telefone.

Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram no mês passado com outra trégua na disputa comercial, que já dura um ano, entre as duas maiores economias do mundo. Esse acordo, após a reunião em Osaka, no Japão, retomou as negociações paralisadas, mas nenhum prazo foi estabelecido para que o processo seja concluído.

Perguntado sobre quando ele achava que um acordo seria assinado, Navarro se recusou a comentar, mas disse que qualquer anúncio virá de Lighthizer ou de Trump.

(Por Susan Heavey)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping