LDO 2020 fica para agosto e Congresso terá recesso branco, diz líder do governo no Senado

Publicado em 11/07/2019 12:15

BRASÍLIA (Reuters) - A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias só deverá ocorrer na primeira semana de agosto, disse nesta quinta-feira o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), levando o Congresso a um "recesso branco" --duas semanas de férias não oficiais--, já que, por lei, os parlamentares não poderiam suspender as atividades sem a votação da LDO.

"A comissão não conseguiu fechar todos as pendências, mas vai ser votada na primeira semana de agosto", disse o senador.

Bezerra não esclareceu quais seriam essas pendências, mas o texto do relator, deputado Cacá Leão (PP-BA), abriu duas divergências com a equipe econômica do governo. Em seu relatório, o parlamentar blindou as despesas ligadas à educação de eventuais bloqueios pelo Executivo e suspendeu a vedação que existia para reajustes salariais de servidores públicos em 2020.

Com isso, o espaço de contingenciamento do Orçamento no ano que vem, caso seja necessário, foi reduzido significativamente. Nos bloqueios de gastos deste ano, o Ministério da Educação foi responsável pela maior fatia, de 5,8 bilhões de reais.

O relator ainda suspendeu a vedação de reajustes a servidores federais civis que constava no texto original. A proposta enviada pelo governo permitia apenas o reajuste para militares.

Bezerra disse, no entanto, que não há grandes dificuldades para que o Orçamento seja votado. Depois de negar que a reforma da Previdência --que teve seu texto-base aprovado na noite de quarta-feira em primeiro turno pela Câmara-- tivesse atrapalhado a aprovação, Bezerra admitiu que a prioridade dada impediu que a LDO fosse pautada.

"Não foi possível pautar para votar. A prioridade foi dada à Previdência", disse o senador. "Vai voltar e votar na primeira semana de agosto."

Com isso, o recesso parlamentar, marcado para iniciar na próxima semana, não poderia ocorrer. No entanto, o senador admite que o Congresso deve entrar em "recesso branco". Sessões não são marcadas para que os parlamentares não sejam obrigados a vir a Brasília.

O Congresso deve voltar a se reunir na primeira semana de agosto.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping