Produção de petróleo no Brasil bate recorde em maio com avanço da Petrobras

Publicado em 02/07/2019 15:58

Por Luciano Costa e Marta Nogueira

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A produção de petróleo do Brasil bateu recorde em maio, com alta de 4,7% ante o mesmo mês do ano passado e avanço de 4,9% se comparado a abril, com o impulso de uma recuperação das atividades da Petrobras <PETR4.SA>, apontaram dados da agência reguladora ANP nesta terça-feira.

O volume total de petróleo produzido alcançou 2,731 milhões de barris por dia (bpd) em maio, superando a máxima anterior de 2,73 milhões de bpd de dezembro de 2016, apontou relatório mensal da autarquia.

A produção da Petrobras, responsável por cerca de 74% da produção de petróleo do país, atingiu 2,033 milhões de bpd em maio, uma alta de 4 por cento ante o mesmo período do ano passado.

Em maio, o diretor de Exploração & Produção da Petrobras, Carlos Alberto de Oliveira, disse em teleconferência que a extração da empresa já havia se recuperado, após ter sofrido impactos de venda de ativos e manutenção em plataformas no primeiro trimestre.

A Shell, segunda maior produtora do Brasil e principal sócia da Petrobras no pré-sal, produziu em maio 339.564 bpd, alta de 1,4 por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado.

GÁS NATURAL

A produção de gás natural no Brasil também bateu recorde, de 118 milhões de metros cúbicos/dia, superando máxima anterior de 117 milhões de m³/dia, em outubro de 2018. O volume representou alta de 5,4% na comparação anual e de 4,4% frente a abril.

Somente a Petrobras produziu 91,636 milhões de m³/dia em maio, alta de 6,8 por cento ante o mesmo mês de 2018.

Se somadas a produção total de petróleo e gás do Brasil, houve também recorde em maio, de 3,474 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) ante 3,433 milhões de boe/d em dezembro de 2016, maior nível atingido até então.

A produção do pré-sal também alcançou patamares históricos, tanto em volume quanto em percentual de participação no total, disse a ANP, que registrou alta de 6,4% ante abril e de 14,5% na comparação anual.

A produção no pré-sal em maio respondeu por 60,7% do total produzido no Brasil no mês, com 1,64 milhão de barris por dia de petróleo e 68,7 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural, ou um total de 2,106 milhões de barris de petróleo equivalente por dia (boe/d).

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping