Cerca de 60 manifestantes ocupam trecho de estrada de ferro da Vale no Espírito Santo

Publicado em 01/07/2019 15:51

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Vale informou que cerca de 60 manifestantes ocuparam nesta segunda-feira a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), em Serra, no Espírito Santo, em meio a reivindicações relacionadas ao rompimento em 2015 de uma barragem da Samarco em Mariana, Minas Gerais.

A mineradora, que não detalhou os impactos do movimento sobre suas atividades, é dona de 50% da Samarco. A outra metade pertence à anglo-australiana BHP.

A barragem da Samarco entrou em colapso em novembro de 2015, deixando 19 mortos, centenas de desabrigados e poluindo o rio Doce até o mar do Espírito Santo. O rompimento foi considerado o maior desastre ambiental do Brasil.

"A pauta dos manifestantes está relacionada com a contratação de assessorias técnicas, que será custeada pela Fundação Renova, criada para gerir e executar os programas e ações de reparação e indenização às pessoas afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão", afirmou a empresa em nota.

A Vale reiterou que está acompanhando as tratativas com as comunidades, como uma das signatárias do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre entidades públicas e privadas após o desastre.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping