CNA mostra que agropecuária lidera criação de novas vagas em maio

Publicado em 28/06/2019 12:20

A liderança da agropecuária na geração de empregos em maio mostrou a pujança do setor, com um desempenho que superou a criação de postos de trabalho na economia de forma geral, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Segundo Comunicado Técnico da entidade que analisou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quinta (27) pelo Ministério da Economia, se não fosse a expansão de vagas de trabalho no setor em maio, o resultado seria de fechamento de mais de 5 mil postos.

O agro teve saldo positivo de 37,3 mil vagas, mostrando que as contratações superaram as demissões. O resultado geral de maio foi de um saldo positivo de 32,1 mil postos de trabalho, desempenho abaixo das expectativas de mercado, sendo o pior resultado para o mês desde 2016.

“Apesar desse resultado global que demonstra o baixo ritmo da atividade econômica brasileira, a agropecuária mais uma vez deu sua contribuição positiva para o País. Não fosse a expansão de vagas no setor em maio, a economia brasileira teria amargado fechamento líquido de mais de 5 mil vagas”, explica o comunicado.

A expansão no setor agropecuário no mês passado teve um crescimento de 2,39% em relação a abril, sendo o segmento de maior destaque no período, seguido pela construção civil, serviços, administração pública e setor extrativo.

Já os serviços industriais de utilidade pública, a indústria da transformação e o comércio tiveram fechamento de empregos. “Embora outros setores continuem a fechar vagas, nas atividades agropecuárias a realidade é de crescimento com geração de emprego e renda”, explica a CNA em Comunicado Técnico.

Segundo a CNA, as principais culturas com expansão dos postos de trabalho foram o café, laranja, atividades de apoio á agricultura, criação de bovinos e cana-de-açúcar.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping