Chefe de direitos humanos da ONU se encontrará com Maduro e Guaidó na Venezuela

Publicado em 14/06/2019 15:33

GENEBRA (Reuters) - A chefe de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet, visitará a Venezuela entre 19 e 21 de junho e conversará separadamente com o presidente Nicolás Maduro e seu arqui-inimigo, o chefe da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, informou a ONU em comunicado.

O líder de oposição Guaidó se autoproclamou presidente interino em meio à crise econômica e política do país.

Em um discurso feito ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em março, Bachelet disse que as forças de segurança venezuelanas, com o apoio de milícias pró-governo, reprimiram protestos pacíficos com força excessiva, assassinatos e tortura.

A visita, a convite do governo, antecede uma sessão de três semanas do Conselho de Direitos Humanos da ONU que começa em 24 de junho. Estados ocidentais devem criticar o governo Maduro pelo suposto uso de força excessiva e pela má administração que vem provocando uma escassez crônica de alimentos e remédios.

"Bachelet se encontrará com vítimas de violações e abusos de direitos humanos e com seus parentes. Ela também interagirá com representantes da sociedade civil, membros da comunidade empresarial e de sindicatos comerciais, líderes religiosos e acadêmicos", disse o comunicado de seu escritório.

Maduro, socialista que se diz vítima de uma tentativa de golpe liderada pelos Estados Unidos, ainda conta com o apoio das Forças Armadas e controla as instituições estatais.

O colapso econômico do país-membro da Opep causou uma escassez de produtos generalizada e a fuga de mais de quatro milhões de refugiados.

Por: Stephanie Nebehay
Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping