Câmara tem sessão nesta sexta-feira e conta prazo para reforma da Previdência

Publicado em 14/06/2019 12:54

BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados obteve quórum e realizou uma sessão não deliberativa nesta sexta-feira, permitindo que seja contado o primeiro dia do prazo de vista concedido à comissão especial que discute a reforma da Previdência.

Na quinta-feira, o relator da proposta, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentou e leu seu parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Logo após a leitura, foi concedido o prazo de vista de duas sessões.

Na ocasião, o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), afirmou que a intenção é votar a proposta na Casa antes do recesso parlamentar, que tem início na segunda quinzena de julho.

Também declarou que haveria um esforço para garantir quórum nesta sexta e na segunda-feira --dois dias tipicamente esvaziados no Congresso-- para realizar sessões no plenário da Câmara e garantir o início da discussão da PEC na comissão já na terça-feira.

Já está convocada uma reunião deliberativa da comissão convocada para a manhã da terça-feira.

O parecer apresentado na quinta-feira exclui do texto pontos polêmicos, como a capitalização e a inclusão de Estados e municípios nas novas regras.

Também deixa de fora da PEC as alterações previstas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural, dois outros temas que enfrentavam forte resistência entre os parlamentares.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping