Governo britânico assina pedido de extradição de Julian Assange

Publicado em 13/06/2019 15:23

O ministro do Interior britânico, Sajid Javid, anunciou hoje (13) que assinou o pedido de extradição do fundador do Wikileaks, Julian Assange, para os Estados Unidos (EUA) e que cabe agora aos tribunais decidir.

"Ontem [quarta-feira] assinei e certifiquei a ordem de extradição que vai ser apresentada ao tribunal amanhã [sexta-feira]", disse o ministro à BBC Radio 4, acrescentando que cabe ao tribunal "a decisão final".

O australiano, detido no Reino Unido, deverá comparecer na sexta-feira a um tribunal de Londres para uma audiência preliminar do processo de extradição, na sequência do pedido formalizado terça-feira pelos Estados Unidos.

O veredito só deve ser anunciado dentro de vários meses e a última palavra cabe ao governo britânico, que pode decidir aplicar ou não a decisão judicial.

Julian Assange, 47 anos, é acusado pelos Estados Unidos de mais de 20 crimes, incluindo espionagem e divulgação de documentos diplomáticos e militares confidenciais, puníveis no total por uma pena que pode chegar a 170 anos de prisão, segundo o diário norte-americano Washington Post.

O fundador do Wikileaks recusa a extradição, argumentando que os seus atos "protegeram muitas pessoas".

Assange foi condenado, em 1º de maio, a 50 semanas de prisão por ter violado as condições de liberdade condicional em 2012, ao refugiar-se na embaixada do Equador em Londres para evitar a extradição para a Suécia, onde era acusado de delitos sexuais.

O australiano permaneceu quase sete anos na embaixada do Equador até que, em 11 de abril passado, o presidente equatoriano retirou a proteção diplomática e permitiu sua detenção pela política britânica.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping