Governo trabalha para manter capitalização na reforma da Previdência, diz Onyx

Publicado em 13/06/2019 09:28

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quinta-feira que está trabalhando junto a líderes no Congresso e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para tentar manter o sistema de capitalização na proposta de reforma da Previdência.

Segundo Onyx, o novo sistema de capitalização é o único ponto que o governo pretende recuperar entre os itens que devem ficar fora do parecer sobre a proposta de reforma previdenciária a ser apresentado nesta quinta-feira pelo relator da matéria, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

Caso a capitalização seja de fato retirada do texto, o governo pretende apresentar uma emenda de plenário para tentar aprovar o novo regime, acrescentou o ministro em café da manhã com jornalistas.

Na quarta-feira, o relator adiantou que as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural e o modelo de capitalização estarão fora de seu parecer.

No café da manhã, Onyx afirmou ainda que Estados e municípios terão que trabalhar para conseguirem sua inclusão na reforma da Previdência, uma vez que o governo federal não vai trabalhar nesse sentido.

(Por Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping