Conab reforça importância no uso de sistemas de informações para garantir abastecimento

Publicado em 12/06/2019 10:41

Qualificar as informações sobre preços dos alimentos e análises de mercado para garantir o abastecimento dos países da América Latina e Caribe. Este será um dos temas abordados na VII Reunião Regional sobre Abastecimento e Comercialização de Alimentos da América Latina e Caribe, realizada a partir desta quarta-feira (12) na Costa Rica. O Brasil integra esta reunião por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Como forma de impulsionar a sistematização de dados na região, o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Guilherme Bastos, mostrará a experiência brasileira na coleta de informações dos produtos hortigranjeiros a partir do funcionamento do Sistema de Informações dos Mercados de Abastecimento do Brasil (Simab). Gerido pela Companhia, a ferramenta permite extrair informações sobre volume, preço e origem das frutas e hortaliças comercializadas nas Ceasas.

Além de ser uma forma de monitoramento dos preços diários, essas informações servem de base para análises econômicas de áreas especializadas do governo federal, contribuindo para a definição das políticas públicas do setor, bem como auxilia na tomada de decisão dos agentes econômicos, além de promover o desenvolvimento da inteligência do setor hortigranjeiro nacional.

Demais dados agrícolas – Além do acompanhamento dos hortigranjeiros, Bastos também apresentará a metodologia de pesquisa adotada no Sistema de Informações Agrícolas e de Abastecimento (Siagro), que permite a pesquisa de preços de mais de 100 produtos agropecuários. Os dados determinam o melhor momento para plantar e o quanto investir, uma vez que podem buscar informações sobre os custos de produção e os valores de comercialização praticados no mercado.

As consultas ao banco de dados do Simab, alimentado pela Conab em parceria com as Centrais de Abastecimento, e do Siagro, com dados apurados pela própria Companhia, estão disponíveis ao público em geral no site da estatal.

O encontro internacional é organizado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e termina nesta sexta-feira (14). A expectativa é que se construa uma agenda pública que venha a favorecer iniciativas conjuntas de dinamização do abastecimento entre os países da região, gerando o desenvolvimento da agricultura familiar e fluxos de comércio.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping