PIB do Japão cresce a um ritmo mais rápido no 1º tri

Publicado em 10/06/2019 10:26

TÓQUIO (Reuters) - A economia do Japão cresceu um pouco mais rápido do que o inicialmente estimado no primeiro trimestre, graças a gastos mais forte de capital, mas analistas dizem que as tensões comerciais globais permanecem um peso sobre o crescimento e levantam riscos à perspectiva do país.

"Embora os gastos de capital tenham sido revisados para cima, é esperado que se deteriore conforme a demanda externa continua a enfraquecer devido às tensões comerciais entre EUA e China", disse Hiroaki Mutou, economista-chefe do Tokai Tokyo Research Institute.

A economia cresceu a uma taxa anualizada de 2,2% entre janeiro e março, contra expectativa de economistas de expansão de 2,1%, mesma taxa divulgada na leitura preliminar, mostraram nesta segunda-feira dados do Escritório do Gabinete. No quarto trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) havia crescido 1,8% em dado anualizado.

A taxa de crescimento anualizada se traduz em uma expansão de 0,6% na comparação trimestral, contra 0,5% na leitura inicial e nas expectativas.

O componente de gastos de capital do PIB subiu 0,3% ante o trimestre anterior, contra expectativa de aumento de 0,5% e queda de 0,3% no dado preliminar.

O consumo privado, que responde por cerca de 60% do PIB, caiu 0,1% no primeiro trimestre sobre os três meses anteriores, inalterado em relação à preliminar.

Por: Kaori Kaneko e Ritsuko Shimizu
Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping