Com ou sem acordo, Reino Unido deixará UE em 31 de outubro, diz Boris Johnson

Publicado em 03/06/2019 08:42

Por William James

LONDRES (Reuters) - Boris Johnson, o favorito para ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido, prometeu nesta segunda-feira, ao lançar sua campanha em um vídeo, liderar a saída do país da União Europeia no dia 31 de outubro com ou sem um acordo de saída.

A primeira-ministra, Theresa May, renunciará na sexta-feira depois de fracassar em realizar o Brexit dentro do prazo inicialmente estabelecido. Ela deixa para trás um país dividido e um Parlamento sem consenso sobre os caminhos adiante para a quinta maior economia do mundo.

Johnson, um ex-ministro do Exterior que pediu demissão em protesto à maneira que May lidou com o Brexit, é o favorito nas casas de apostas para vencer uma concorrida disputa para assumir o país em seu momento mais estratégico em décadas.

"Se eu entrar, nós vamos sair, com ou sem acordo, no dia 31 de outubro", disse ele a uma pessoa em um vídeo de campanha divulgado no Twitter.

O lançamento coincide com a chegada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para uma visita de Estado ao Reino Unido. Trump colocou seu peso por trás de Johnson ao afirmar que ele fará "um trabalho muito bom" como líder britânico.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping