Bolsonaro diz que deve editar MP para que Estados tenham acesso a fundos constitucionais

Publicado em 31/05/2019 11:47

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, ao cumprir agenda com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), que o governo deve editar na próxima semana uma medida provisória para garantir aos Estados que tenham acesso a recursos de fundos constitucionais.

"O Estado tem os seus problemas como o Brasil todo, o que tiver ao nosso alcance estamos prontos para atender. O Caiado quer falar da sua proposta da possível medida provisória na semana que vem dos fundos", disse Bolsonaro, ao chamar o governador goiano de "pai da criança".

Em seguida, Caiado afirmou que o presidente foi "sensível" e no primeiro momento chamou sua assessoria jurídica e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e mandou que realmente fosse elaborada a MP. "Se Deus quiser seremos realmente presenteados na próxima semana", disse.

A proposta defendida pelo governador de Goiás, segundo a assessoria de imprensa do governo estadual, permitiria aos Estados fazer empréstimos de até 30% dos fundos constitucionais para investimentos em infraestrutura. Se isso ocorrer, poderia beneficiar os fundos das regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que dispõem de recursos bilionários.

Na rápida fala à imprensa em Goiás, o presidente também disse que vai avaliar com sua equipe uma eventual mudança no texto da reforma da Previdência que permita a manutenção da pensão a pessoas com deficiências leves. Pela proposta enviada ao Congresso, somente pessoas com deficiências graves terão esse direito.

Bolsonaro disse que essa eventual mudança --que foi um pedido feito pela primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado-- é irrecusável e pediu para o secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, analisar a alteração.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping