Fed está preparado para responder caso inflação ou outros riscos surjam, diz Clarida

Publicado em 30/05/2019 15:51

NOVA YORK (Reuters) - A economia dos Estados Unidos está "em um lugar muito bom", mas as autoridades estão prontas para ajustar a política monetária se houver sinais de uma inflação persistentemente baixa ou se outros acontecimentos mostrarem riscos para a economia, disse uma das principais autoridades do Federal Reserve nesta quinta-feira.

"A economia dos EUA está em um lugar muito bom, com a taxa de desemprego perto de uma baixa de 50 anos, as pressões inflacionárias silenciadas, a inflação esperada estável e o crescimento do PIB sólido e projetado para permanecer assim", disse o vice-chair do Conselho do Fed, Richard Clarida, em observações preparadas para evento em Nova York.

Enquanto isso, vários sinais indicam que as taxas de juros estão no lugar certo e apontam para uma economia que está mais próximo das metas do Fed de pleno emprego e preços estáveis do que já esteve em 20 anos, disse ele.

O Fed manteve as taxas inalteradas este ano em uma faixa de 2,25% a 2,50%, e os mercados apostam cada vez mais que o próximo movimento pode ter que ser um corte devido às fracas pressões inflacionárias e aos riscos de uma batalha comercial entre os EUA e a China.

(Por Trevor Hunnicut)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping