Milagres não acontecem e recuperação depende da Previdência, diz líder do governo sobre PIB

Publicado em 30/05/2019 12:23

BRASÍLIA (Reuters) - A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), afirmou que o recuo do PIB no primeiro trimestre divulgado nesta quinta-feira é compreensível porque a recuperação da economia brasileira depende da aprovação da reforma da Previdência, e acrescentou que não é possível fazer “milagres”.

“É absolutamente compreensível que nós tenhamos nesse momento esses números do PIB. Por quê? Porque ainda nós não conseguimos a aprovação da nova Previdência. Isso deve acontecer até o final desse semestre, e nós sabemos que para gerar emprego e para ter investimento, a gente tem que destravar o país, e o primeiro passo é a nova Previdência”, disse Joice a jornalistas, após participar de café da manhã da bancada feminina com o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

“Então, milagres não acontecem, ninguém tem uma vara de condão aqui. O presidente não tem uma vara de condão, o ministro (da Economia) Paulo Guedes não tem uma vara de condão, eu não tenho uma vara de condão. A gente não sai fazendo milagre”, argumentou.

A economia brasileira iniciou 2019 com contração no primeiro trimestre, com fraqueza na indústria, na agropecuária e em investimentos, na primeira queda trimestral desde o fim de 2016 e confirmando o quadro de dificuldades da economia e as preocupações com as perspectivas.

O Produto Interno Bruto (PIB) teve recuo de 0,2% no primeiro trimestre na comparação com os últimos três meses de 2018, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa é a primeira contração trimestral desde os três últimos meses de 2016, em meio à profunda recessão de 2015-2016, da qual a economia ainda não conseguiu se recuperar. Agora, o país corre risco de sofrer nova recessão, aumentando a pressão sobre Bolsonaro.

A líder também comemorou, após o café da manhã, a aprovação na Câmara dos Deputados na madrugada desta quinta da Medida Provisória 871, que combate fraudes em benefícios previdenciários.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping