Governo e oposição da Venezuela mostram "boa vontade" em conversas na Noruega

Publicado em 29/05/2019 18:32

OSLO (Reuters) - A anfitriã e mediadora Noruega disse nesta quarta-feira que os enviados do governo e da oposição da Venezuela mostraram "boa vontade" em uma segunda rodada de conversas que visam resolver seu conflito de longa data, mas não houve avanço aparente.

Poucos detalhes emergiram sobre o contato entre o governo do presidente Nicolás Maduro e representantes do líder opositor Juan Guaidó, que se autodeclarou presidente interino alegando que o atual governo é ilegítimo.

    "As partes têm demonstrado sua boa vontade para progredir em busca de uma solução consensual e constitucional para o país, o que inclui questões políticas, econômicas e eleitorais", disse o Ministério das Relações Exteriores da Noruega.

    Em seu comunicado, o governo norueguês conclamou os dois lados a mostrarem discrição nos comentários públicos para não prejudicar o processo.

    A Noruega tem uma longa tradição de mediação de conflitos, mas encara uma tarefa árdua para resolver a crise da Venezuela, que se tornou um xadrez geopolítico no qual dezenas de nações ocidentais e latino-americanas reconhecem Guaidó, enquanto Rússia e China apoiam Maduro.

    O colapso econômico levou mais de 3 milhões de venezuelanos a emigrarem nos últimos anos, e os protestos políticos muitas vezes degeneraram em violência.

(Reportagem de Terje Solsvik)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping