Dólar fecha em queda ante real em meio a esperanças sobre reforma da Previdência

Publicado em 28/05/2019 17:17

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda nesta terça-feira, com o real entre as moedas de melhor performance no mundo nesta sessão, conforme investidores reduziram prêmios de risco em meio a sinais benignos para a agenda local de reformas.

O dólar à vista <BRBY> caiu 0,27%, a 4,0242 reais na venda.

No mercado futuro da B3, o contrato mais líquido de dólar <DOLc1> cedia 0,44%, a 4,0270 reais.

O volume de negócios voltou à normalidade, com cerca de 360 mil contratos de dólar futuro para o primeiro vencimento já registrados. A quantidade de ativos é mais que o dobro que o somatório da véspera, quando o giro minguou com feriado nos mercados norte-americanos.

Declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sobre antecipar a apresentação do parecer da reforma previdenciária na comissão especial, e o apelo do presidente Jair Bolsonaro para evitar alterações na MP da reforma administrativa melhoraram a sensação de articulação a favor da reforma da Previdência.

O Citi destacou como fator positivo a ação do presidente Bolsonaro de se reunir com parlamentares nesta manhã para melhorar a discussão sobre a reforma previdenciária.

Em maio, o real tem um dos piores desempenhos globais, devido em parte ao aumento das incertezas sobre a condução da reforma na comissão especial. Mas o Itaú acredita que o dólar cairá para 3,80 reais ao fim deste ano e que a taxa de câmbio está excessivamente depreciada com base nos modelos econométricos do banco.

Na quarta-feira, o mercado vai acompanhar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que anunciará projeto de simplificação da legislação cambial, em um primeiro passo para a conversibilidade do real.

(Por José de Castro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping