China considera restringir exportação de terras raras aos EUA, diz editor do Global Times

Publicado em 28/05/2019 16:12

Por Meg Shen e Min Zhang

HONG KONG/PEQUIM (Reuters) - A China está "considerando seriamente" restringir as exportações para os Estados Unidos de metais de terras raras, um conjunto de 17 elementos químicos utilizados em equipamentos eletrônicos de alta tecnologia e equipamentos militares, disse nesta terça-feira o editor-chefe do jornal chinês Global Times, publicação do Partido Comunista local.

As crescentes tensões comerciais entre os países geraram preocupações de que a China utilize sua posição dominante como fornecedora de terras raras para levar vantagem no conflito. Entre 2014 e 2017, o país forneceu 80 por cento das terras raras importadas pelos norte-americanos.

Uma autoridade sênior da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China disse à agência de notícias Xinhua nesta terça-feira que Pequim dará prioridade à demanda interna por terras raras, mas que atenderá a demandas razoáveis de outros países.

Embora a autoridade não tenha respondido diretamente se a China restringirá as exportações de terras raras aos EUA, o editor-chefe do Global Times, Hu Xijin, publicou no Twitter que "baseado no que sei, a China está considerando seriamente restringir exportações de terras raras aos EUA. A China também poderá tomar outras medidas retaliatórias no futuro".

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping