Cautela prossegue, mas mercados aproveitam relativa calmaria. Dólar cai

Publicado em 28/05/2019 10:45

O dólar segue cauteloso desde a abertura, acompanhado do mercado acionário desde que a B3 iniciou os trabalhos há  50 minutos, nesta terça (28). Mas o viés é de alguma calmaria, até pelas poucas informações relevantes, ou mais do mesmo, que balizam os negócios até o momento. Tanto no Brasil como no exterior.

A divisa americana cai em torno dos 0,28%, a R$ 4,024, tentando devolver a alta da véspera, e o Ibovespa vai em alta moderada de 0,68%.

Em Brasília os holofotes são sobre o Senado, que vota a MP da reforma administrativa, e outras estão na pauta da Câmara sob risco de expirar o prazo se não forem aprovadas até 3 de julho. Em paralelo, a reforma da previdência e os trabalhos na Comissão Especial estão em compasso de espera, até para o governo e os deputados conseguem "construir pontes", ou se a Câmara vai correr com suas próprias propostas.

Da situação rotineira de Estados Unidos e Japão, sobre a guerra comercial, continua o impasse e com a viagem do Donald Trump ao Japão, o tema está meio de lado. E os temores de prolongamento e ruptura, caso não saia acordo, são renovados por bancos de corretoras, como a Nomura e BNY Mellon, mas nada que já as economias globais não saibam.

Trump adiantou que um acordo comercial com os japoneses até agosto, para reequilibrar a balança comercial, porém os sensores do mercado não estão focados nessas que são relações amigáveis.

A China também advertiu, sobre as apostas contra o yuan e fala em ferramentas para manter a moeda estável. O tema já havia sido pauta da segunda.

Os índices futuros dos Estados Unidos estão em leve alta, como o índice dólar frente a uma cesta de moedas fortes.

 

Por: Giovanni Lorenzon
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping