China está confiante de que manterá o iuan estável, diz presidente do BC

Publicado em 28/05/2019 10:01

XANGAI (Reuters) - A China está confiante de que manterá o iuan estável em níveis razoáveis e equilibrados, disse Yi Gang, presidente do banco central chinês, em uma reunião recente, informou a mídia estatal nesta terça-feira.

Yi se tornou a mais recente autoridade a participar de uma campanha verbal que lembra os mercados sobre a política cambial chinesa, depois que o iuan sofreu fortes quedas recentemente, perdendo mais de 2,5% contra o dólar desde a intensificação das tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos este mês.

Agora, a moeda chinesa está a menos de um décimo de iuan do nível de 7 por dólar, já indicado como piso por autoridades.

A probabilidade de mais altas de juros pelo Federal Reserve diminuiu, o que deve ajudar a manter o iuan estável, disse Yi segundo o Financial News, publicando do banco central.

O presidente do banco central também disse que os juros de referência da China estão agora em níveis apropriados.

"Os comentários de Yi foram muito prudentes. E quanto aos juros, isso pode significar que o Banco do Povo da China não tem intenção de baixar a taxa de juros no curto prazo", disse Ji Tianhe, estrategista de câmbio e juros da China no BNP Paribas.

Analistas do mercado disseram que o banco central deve aumentar o apoio e adotar medidas para fomentar o crescimento econômico em meio à intensificação das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo. No entanto, alguns estão preocupados com a possibilidade de as medidas políticas adicionais prejudicarem o iuan.

O Financial News disse que as declarações do presidente do Banco do Povo da China foram feitas em uma reunião em 18 de maio em Pequim.

(Por Vincent Lee, Winni Zhou e Andrew Galbraith)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping