Nasdaq retira oferta por compra da Oslo Bors, deixa caminho livre para Euronext

Publicado em 27/05/2019 10:58

Por Terje Solsvik

OSLO (Reuters) - A Nasdaq retirou sua oferta pela Oslo Bors nesta segunda-feira, dando à Euronext a chance de concretizar a compra da operadora da bolsa norueguesa após cinco meses de batalha.

A Euronext garantiu a aprovação do Ministério das Finanças da Noruega este mês para comprar mais de 50% da Oslo Bors por 158 coroas norueguesas por ação, bloqueando efetivamente a oferta da Nasdaq. Ambas avaliaram um dos poucos operadores independentes do mercado de ações da Europa em cerca de 6,8 bilhões de coroas norueguesas (783 milhões de dólares).

Tanto a Euronext, que administra bolsas em Paris, Bruxelas, Amsterdã, Lisboa e Dublin, quanto a Nasdaq estão buscando expandir seus portfólios, mas as oportunidades são escassas, já que os operadores do mercado já pertencem a grupos internacionais ou seus acionistas querem permanecer independentes.

Com a tecnologia acelerando a negociação, e a desregulamentação levando à integração do mercado, o tamanho tornou-se um recurso importante para os operadores de bolsa, já que a tecnologia de "big data" permite que os grandes participantes reduzam custos e taxas de transação.

A aquisição da Oslo Bors deverá diversificar a receita da Euronext com ações e negociação de derivativos, dada a posição de liderança da operadora norueguesa em derivados de frutos do mar, bem como serviços de petróleo e transporte.

O sucesso da Euronext bloqueia a ambição da Nasdaq de completar uma série de aquisições na região nórdico-báltica, onde a empresa dos EUA já possui as bolsas da Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia, bem como da Estônia, Letônia e Lituânia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping