Guerra comercial provoca maior saída de capital de mercados emergentes em 7 meses, diz IIF

Publicado em 16/05/2019 08:55

HONG KONG (Reuters) - Os mercados emergentes registraram nas últimas semanas a maior saída de capital desde outubro do ano passado, uma vez que as tensões entre a China e os Estados Unidos aumentaram, informou o Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) em um relatório divulgado na quarta-feira.

O presidente dos EUA, Donald Trump, surpreendeu os mercados globais na semana passada ao aumentar as tarifas sobre produtos chineses em meio às negociações comerciais, dizendo que a China quebrou os compromissos feitos anteriormente. Pequim retaliou na segunda-feira.

As saídas de capital dos mercados emergentes foram lideradas pelas ações chineses, que tiveram saídas de 1,5 bilhão de dólares na segunda-feira, após investidores já terem retirado 2,5 bilhões de dólares na semana passada, segundo o IIF.

As saídas de Taiwan atingiram 400 milhões de dólares na quarta-feira, enquanto outros países emergentes asiáticos, como a Coreia do Sul, Índia e Indonésia, "refletiram a tendência da China, destacando os riscos das tensões comerciais entre EUA e China para o mercado emergente mais amplo", disseram os economistas do IIF Jonathan Fortun e Greg Basile.

Mas os investimentos em títulos permaneceram estáveis, com a Tailândia registrando seus maiores fluxos diários em quase três meses nesta semana, de mais de 240 milhões de dólares.

O IIF disse que as saídas de capital recentes chegaram a cerca de 1 bilhão de dólares, a maior desde a retirada de 1,1 bilhão de dólares em outubro passado.

(Por Noah Sin)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping