Chance de MP da reforma administrativa perder validade é zero, diz Onyx

Publicado em 14/05/2019 18:35

BRASÍLIA (Reuters) - A chance de a Medida Provisória 870, que alterou a formatação do governo com a extinção e fusão de ministérios, perder validade é "zero", afirmou nesta terça-feira o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que também avaliou que as investigações contra o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, não afetam o governo.

“Não, nenhum. Risco zero”, disse o ministro a jornalistas no Palácio do Planalto quando questionado sobre as chances de a MP 870 perder validade.

A proposta precisa ser analisada nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado até 3 de junho, quando perderá validade. Na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acatou questão de ordem para votar as medidas provisórias por ordem de chegada ao plenário da Casa, e há cinco MPs que têm de ser analisadas antes da que trata da reforma administrativa.

Outro complicador para a votação da proposta nesta semana é a ausência tanto de Maia quanto do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que estão em viagem oficial aos Estados Unidos.

O ministro também foi questionado sobre as investigações em torno de movimentações atípicas feitas por Flávio Bolsonaro e pelo ex-assessor do senador Fabrício Queiroz, detectadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Os sigilos bancários e fiscal de Flávio Bolsonaro e de Queiroz, assim como de pessoas e empresas ligadas a ambos, foi quebrado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, disseram fontes com conhecimento do assunto na segunda-feira. A assessoria do senador confirmou a quebra dos sigilos em nota.

Para Onyx, no entanto, as investigações sobre o filho do presidente não atrapalham a gestão Bolsonaro. O ministro foi além e disse que o governo confia em Flávio.

“Primeiro, isso foi no âmbito da Justiça do Rio de Janeiro. Eu acho que é uma questão que tem de ser resolvida dentro do processo que está em aberto. O governo tem uma agenda que está dada para o Brasil. Nós temos total tranquilidade e temos confiança no Flávio e certeza de que o governo está conduzindo o trabalho”, disse Onyx, para quem "de jeito nenhum" este caso afeta o governo.

(Por Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping