May cogita novo referendo do Brexit se conversa com trabalhistas fracassar, diz jornal

Publicado em 06/05/2019 12:17

LONDRES (Reuters) - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, fez o planejamento de um cenário para um segundo referendo sobre a desfiliação britânica da União Europeia para o caso do Parlamento forçá-la a realizá-lo, noticiou o jornal Daily Telegraph nesta segunda-feira.

May tem esperança de encontrar uma maneira de fazer o Parlamento aprovar um plano para o Brexit sem outra consulta pública, mas as conversas com o Partido Trabalhista opositor sobre um meio-termo em uma estratégia de saída ainda não renderam um acordo.

O Telegraph relatou que May conversou com autoridades e ministros sobre a realização de um referendo que permitiria aos eleitores escolher entre deixar a UE com um acordo, sair sem um acordo ou não sair.

A reportagem citou fontes governamentais não identificadas, segundo as quais o plano para o referendo só se tornaria relevante se as conversas com os trabalhistas fracassarem e a maioria do Legislativo apoiar outra votação pública.

Segundo o Telegraph, uma fonte do gabinete de May negou que houve uma reunião para debater um segundo referendo sobre o Brexit.

A votação de 2016 para a saída do Reino Unido do bloco foi decidida por uma maioria de 52 por cento e a decisão continua dividindo o país e paralisando o sistema político. O governo de minoria de May não conseguiu cumprir o prazo de saída de 29 de março, e existe grande incerteza sobre como, quando ou mesmo se o Reino Unido se separará.

May se opôs publicamente a um segundo plebiscito. Ela disse que, se as negociações com os trabalhistas fracassarem, o Parlamento será convocado a votar uma série de opções para romper o impasse, mas estas opções ainda não foram decididas.

As conversas com os trabalhistas, que prometeram um apoio condicional a um segundo referendo, devem ser retomadas na terça-feira, e os ministros de May passaram os últimos dias acenando com a possibilidade de um acordo rápido.

Mas detalhes vazados sobre uma possível concessão irritaram os negociadores trabalhistas, e parlamentares dos dois lados expressaram sua oposição a um pacto entre os partidos.

(Por William James)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping